Pesquisar este blog

19 de janeiro de 2016

PREFEITURA DE MARÍLIA INICIA PROJETO PARA IMPLANTAR PARQUE TECNOLÓGICO

O Parque Tecnológico congrega as principais empresas dos segmentos de alimentação, metalurgia, eletroeletrônica e tecnologia da informação

O Centro de Inovação Tecnológica e a Incubadora de Empresas de Marília foram credenciados à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (Rpitec), últimos dois requisitos que faltavam para o município solicitar a implantação do Parque Tecnológico.

O Parque Tecnológico congrega as principais empresas dos segmentos de alimentação, metalurgia, eletroeletrônica e tecnologia da informação. É um complexo de desenvolvimento econômico e tecnológico que visa fomentar economias baseadas no conhecimento por meio da integração da pesquisa científica e tecnológica. Várias instituições de ensino podem participar da pesquisa.

O projeto para a implantação do Parque, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Univem (Centro Universitário Eurípedes de Marília), será encaminhado ao governo do Estado no início deste ano.

Além do credenciamento junto à Rpitec, outros dois requisitos são necessários. Marília atende a todos. A cidade tem lei de incentivo fiscal – o prefeito sancionou lei que reduz a alíquota de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) de 5% para 2% -; área compatível para a implantação do parque, que está localizada em Lácio, onde também será construído o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e a Fatec (Faculdade de tecnologia).

De acordo com o prefeito, a vinda do Parque Tecnológico para a cidade vai fomentar a economia local e atrair mais indústrias para o município. “Marília vai atrair mais investidores e se destacar na região como polo tecnológico. Já estamos com a agenda de janeiro cheia para resolver questões referentes ao parque”, afirma o chefe do executivo.

O Parque Tecnológico recebe verbas do governo do estado de São Paulo, mas é gerido pela prefeitura. Em breve, Marília vai disponibilizar no site, o Portal da Inovação, que oferece informações sobre a cidade para empresários que querem consolidar uma indústria no município, ou jovens entusiastas que têm ideias de startups.


Por FABIELE FORTALEZA para o Jornal Diário de Marília.