Pesquisar este blog

4 de março de 2017

6 COISAS QUE OS RECRUTADORES OBSERVAM EM SEU PERFIL NO LINKEDIN

O LinkedIn é a maior rede social de relacionamentos profissionais do Brasil e do mundo! Como se trata de uma ferramenta de extrema importância para apresentação do profissional ao mercado, importante que seja elaborado de forma correta a fim de se atingir os objetivos esperados.

Postei este artigo, escrito pelo Prof. Augusto Rocha, porque trás dicas muito valiosas para melhorar sua apresentação e colaborar para encontrar o tão sonhado emprego.

Boa leitura!

Prof. Geraldo Cesar Meneghello


Ser encontrado por um recrutador no LinkedIn pode lhe render o emprego dos seus sonhos. Isso devido também ao fato de muitas vagas (especialmente aquelas que irão substituir um profissional que ainda está empregado) não serem publicadas e headhunters precisarem trabalhar nos bastidores, para encontrar os potenciais candidatos.

Para chamar a atenção dos recrutadores, você precisa além de atender a todos (ou quase todos) os requisitos da vaga, possuir um CV ou perfil no LinkedIn bem escrito e organizado. Aqui estão os seis aspectos que os recrutadores observam em seu perfil no LinkedIn:

Seu Título Profissional (Headline)

Esta é a linha que vem logo abaixo do seu nome. Em geral a maioria dos profissionais insere o nome do último cargo. Os recrutadores utilizam esta linha para decidir se irão ou não clicar em seu perfil para visualizá-lo.

Como melhorar seu Headlinepara ser encontrado com mais facilidade, não seja tão genérico e mencione a indústria em que você atua, por exemplo: Gerente de Contas, é um termo muito genérico, você terá muito mais chances de sucesso se colocar, "Profissional Sênior de Vendas - Setor Automotivo" ou ao invés de Gerente de Marketing, colocar "Profissional de Marketing - Bens de Consumo". Isso ajuda muito a ser visualizado e filtrado corretamente pelos recrutadores.

Resumo

Este campo é muito parecido com o Resumo das Qualificações em seu currículo (caso seu CV não tenha este campo, recomendamos criá-lo agora mesmo). Ele deve ser um apanhado geral de sua trajetória profissional. Escreva de forma atraente e sucinta. 

Como melhorar seu Resumo: inclua seus principais pontos fortes e áreas em que você tem expertise. Veja o job description de algumas vagas que você tem real interesse e utilize os termos utilizados nelas em seu resumo também. Isso aumentará sua chance de ser encontrado.

Experiência 

Recrutadores querem se certificar que você tem o conhecimento e experiência que eles precisam. Deixe sempre esta área atualizada e bem organizada.

Como melhorar este campo: procure listar os RESULTADOS OBTIDOS em sua carreira, ao invés de listas apenas as atividades relacionadas. São os resultados que irão fazer uma empresa desejar a sua contratação. Esta é uma ótima forma de se diferenciar de outros candidatos.

Conexões

Participe de grupos de discussões para ter mais contatos em sua área. Foque na qualidade dos seus contatos e não apenas na quantidade. Quando verificar que existe uma vaga disponível de seu interesse dentro de uma empresa em que você possua um contato, envie uma mensagem para esta pessoa falando sobre seu interesse.

Recrutadores observam se você é bem relacionado.

Referências

Quando estiver procurando um novo emprego, peça referências a antigos colegas (especialmente ex-chefes e colegas com maior nível de senioridade). Escreva recomendações também, isso gera mais força ao seu perfil.

Foto

A maioria dos recrutadores não clica em perfis sem foto pelo simples fato de isso ser um indício que se tratam de perfis incompletos.

Recomendação para a foto: coloque uma foto em que o recrutador consigo visualizar você naquela posição que você busca. Por exemplo, se você quer uma vaga em um Banco de Investimentos, coloque uma foto social ao invés de uma foto de camiseta ou em uma situação de lazer.

Mantenha seu perfil no LinkedIn em "boa forma" com estas dicas para conseguir mais oportunidades de entrevistas e possivelmente um novo emprego.

Por Augusto Rocha 

O “CUSTO BRASIL” E A GESTÃO DOS CUSTOS NAS EMPRESAS

Já li diversos artigos e teses sobre o famoso “Custo Brasil” e este apresenta, além da elevada carga tributária, corrupção, burocracia e da baixa produtividade, também um componente importante e desconsiderado por muitos analistas - A má apuração e gestão dos custos nas empresas.

Este componente é básico e imprescindível para o cálculo do preço de venda dos produtos e, quando é superestimado, pode levar às prateleiras um produto mais caro para o consumidor. Também existe o cálculo subestimado que leva ao consumidor um produto com um preço mais baixo, ocasionando prejuízo financeiro à empresa a cada venda realizada.

A maioria dos empresários brasileiros enxergam a Gestão de Custos meramente como atendimento ao Fisco e não em um âmbito Gerencial, no qual podem sim ter informações bastante consistentes sobre a realidade de seus produtos vendidos e serviços prestados.

O empresário tem que ter em mente que investir em gestão de custos ¨não custa!¨ Financeiramente é um gasto que trará a ele segurança para tomada de decisões assertivas e tornará seu negócio muito mais competitivo e consequentemente atrativo aos consumidores e investidores.

Dessa forma não há milagre! Existem apenas trabalho e dedicação nesse tema que, a meu ver, ainda não tem o mesmo tratamento e controles empregados nas vendas e finanças de uma companhia.

Infelizmente o custo mal apurado custa! Custa competitividade e trava o giro natural de nossa Economia por mera falta de zelo com esta atividade tão importante nos dias de hoje.

Caro empresário ou gestor, peço que leia as cinco perguntas abaixo e questione-se...

1    1  Estou satisfeito(a) com as informações que recebo dos custos do meu negócio?
2    Eu sei a diferença entre custo contábil e gerencial?
3    Tenho colaboradores especializados em minha empresa para lidar com custos?
4    Faço meus colaboradores pensarem em custos?
5  Se eu realmente conseguir reduzir os meus custos atuais,aplicando um desconto no preço final, isso melhoraria significativamente as minhas vendas e o meus resultados?

Se a sua resposta for sim para a maioria das perguntas, você está no caminho certo nesse tema!

Porém, se a maioria das suas respostas for não, sugiro procurar ajuda de um profissional, ou empresa especializada para estruturar urgentemente os seus custos!

O Custo Brasil não terá o seu negócio como “indesejado aliado”e agradece!

E pode ter certeza... seu caixa e seus clientes também agradecerão!


Por Gustavo Rodrigues, Consultor Sênior na CROB Consultores.